terça-feira, 18 de março de 2014

Como fazer uma Mesa com tampo de vidro

De onde vem a minha inspiração? A história de uma mesa ....

Alguns amigos me perguntaram onde eu busco inspiração para elaborar as minhas peças, qual é o processo, como tudo começa ....
Bom, a verdade é que quando vejo algum objeto ou material que considero que tem potencial, raramente sei o que vou fazer com ele, a inspiração chega aos poucos, de mansinho e de repente criei uma nova peça ...
Para explicar melhor, vou contar a história da elaboração dessa mesa com tampo de vidro (a segunda que eu faço, bem menor que a primeira).


Mas vamos à novela que resultou nessa mesa.

Eu encontrei no quintal da casa da minha tia uma placa de vidro, que foi deixada pelos antigos inquilinos da edícula, e pensei que eu poderia fazer alguma coisa com ela, mas nada me vinha à cabeça ....


Eu só sabia que, apesar de levemente lascado era um vidro muito bom, de 12 mm de espessura ...

Neste mesmo dia encontrei mais algumas peças no mesmo quintal ....



A mesinha que estava largada no tempo foi fácil .... vou restaurar, só não sabia o que iria fazer nessa restauração ... Os pés de mesa enferrujados também foram fáceis de decidir ... vou substituir os pés da minha mesinha de fazer macarrão.



Com isso resolvido, coloquei tudo no porta malas do carro e parti pra casa ....
Fiquei alguns dias pensando o que fazer com aquele vidro enquanto dava prosseguimento a outros projetos em que eu estava trabalhando, e eis que veio a inspiração .... vou fazer uma grande "tábua" para preparar as carnes do churrasco nosso de cada dia ....
Decisão tomada comecei o projeto ....
Peguei alguns pedaços de madeira de demolição que se encaixavam no que eu queria e comecei os cortes ....




Tudo cortado, fiz um "teste de conceito" ....



Tendo verificado que as medidas e cortes estavam corretos passei ao tratamento das falhas da madeira ....









Depois te tudo devimento tratado com enxertos de pedaços de madeira, aplicação de massa para madeira, travamento da peça com parafusos e aplicação de massa para esconder os parafusos estava tudo pronto para lixar, dar acabamento e colocar o vidro, e aí a tábua para carnes estaria pronta.

Em paralelo a esse projeto, eu já estava trabalhando com aqueles pés enferrujados para substituir os pés da minha mesa de preparar macarrão ....



Com os pés já livres das madeiras e com os suportes endireitados, olhei para eles e para a estrutura da tábua de carnes e pensei, vou fazer uma mesa nova para fazer macarrão ....

Com essa nova decisão, parti para a alteração de rumo e de dois projetos fiz apenas um ....




E a mesa começa a tomar forma ....
Os pés foram lixados e apliquei duas demãos de um prime automotivo .... gostei do resultado e não cobri com tinta nenhuma e deixei só com o prime.





Com a estrutura pronta, lixei e apliquei stain cor mogno inglês ...




Finalmente instalei o vidro e a mesa para fazer macarrão ficou pronta ....




Agora é só desmontar a antiga mesa de preparo de macarrão e deixar os materiais na fila de um novo projeto, com nova inspiração ... só que não, minha filha me disse que estava precisando de uma mesa para estudar e trabalhar na sacada nas noites quentes de verão ....

E a aventura resultou nessa mesa para trabalho ....





E é assim o meu processo produtivo ... simples, né?  rs

Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontraaqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário