sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Como reaproveitar pedaços de madeira em sua oficina doméstica

Construindo Jigs com pedaços de madeira ...

Olá pessoal, hoje vou mostrar alguns Jigs e ferramentas que construí para me auxiliar na minha oficina.
O que usei foram restos de madeira que estavam sem utilidade.
Vamos aos Jigs e ferramentas então ....

Jig para furos embutidos - versão I
Uma necessidade frequente nas minhas aventuras é fazer furos embutidos para unir placas ou pedaços de madeira, procurei no mercado e não encontrei, desta forma decidi fazer o meu ...


Para isso eu selecionei um pequeno pedaço de ripa de 2x2 cm, prendi na morsa nivelado e efetuei dois furos em graus diferentes um em cada lateral da ripa ...



Essa é a visão dos furos depois de prontos ....


Para acabamento, utilizei stain natural e marquei com caneta o comprimento dos furos para auxiliar na hora furação ....

Jig para furos embutidos - versão II
Depois do primeiro jig, senti a necessidade de outro para furos mais largos ....


Parti então de um pedaço de sarrafo e um terminal de mangueira de jardim ...


Fiz um corte em angulo numa das pontas do sarrafo e verifiquei se o angulo estava de acordo com a minha necessidade ....



Prendi então o sarrafo nivelado à morsa e efetuei a furação em 90 graus ....


A seguir encaixei a parte metálica do terminal de mangueira para servir de guia para a broca ...


Efetuei os cortes no sarrafo para dar o formato final ....



Dei acabamento com tinta pva e o jig estava pronto.
Abaixo fotos demonstrando a utilidade dos jigs acima ....




Malho de madeira
Outra necessidade frequente é bater um madeira para um encaixe perfeito, e para isso é necessário um malho de madeira para não machucar a peça que está sendo trabalhada ....


Para confeccionar essa ferramenta eu utilizei um pedaço de caibro de peroba ....
Com uma tupia eu arredondei os cantos e fui desbastando o cabo ....



Depois de usar a tupia, dei forma ao cabo com a ajuda de um formão ...


Arredondei, ainda com o formão, a junção do cabo com o malho ....


E finalmente fui lixando com lixas de gramatura grossa, média e fina para então aplicar stain natural ...


Suporte para ferramentas de furadeira
Outra necessidade que tenho na oficina é ter as ferramentas à mão, e eu tinha alguns itens de furadeira guardados em gavetas, resolvi então fazer um suporte específico para elas ....


Para isso, utilizei um bloco que retirei de uma antiga tábua de carnes ....


Que cortei na medida adequada ....


Selecionei as ferramentas que eu iria acondicionar e efetuei as furações necessárias ....




Instalei alguns pregos sem cabeça para servir de suporte ....


Fixei no meu quadro de ferramentas e posicionei os itens de furadeira ....


Jig para lixar manualmente
Outra necessidade era um jig para auxiliar a lixar peças de madeira ... apesar de eu ter em minha oficina uma lixadeira elétrica, às vezes precisamos lixar alguma peça manualmente ...


Esse foi o mais simples, parti de um pedaço de sarrafo que passei na tupia para arredondar os cantos e facilitar a empunhadura ....


E apliquei stain natural para dar acabamento ...


A foto abaixo mostra como ficou confortável na hora de lixar ....


Espátula de empurrar
Usando uma serra circular de bancada, senti a necessidade de construir uma espátula para empurrar as madeiras que estão sendo cortadas, quando o corte fica muito próximo da serra.


Parti de um pedaço de sarrafo que tirei de uma caixa de frutas ...


Marquei o contorno do formato que eu queria para a espátula ....


Usei uma serra tico-tico manual para efetuar os cortes ...


E lixei a peça utilizando o Jig para lixar ....
Depois de lixada apliquei stain canela para dar acabamento ...



Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário