segunda-feira, 23 de junho de 2014

Como reaproveitar gavetas de metal

Reutilizando materiais sem uso ....

Olá pessoal, estou um pouco afastado do blog ultimamente por motivos de saúde, primeiro da minha e agora do meu pai, mas tudo está se resolvendo e aos poucos vou retomar as atividades ....
Mas vamos ao projeto de hoje ... Quem nasceu no século passado como eu, provavelmente conviveu com armários repletos de pequenas gavetas metálicas, que eram usadas principalmente para guardar fichas e cartões .... esses armários e gavetas foram perdendo a utilidade e acabaram sucateados ....
Eu tinha em meu estoque de materiais, 4 dessas gavetas já bem surradas, com pontos de ferrugem e alguns pontos amassados ....
Resolvi construir um pequeno gaveteiro para guardar miudezas em minha oficina do quintal ....


Inicialmente separei para esse projeto, um pedaço grande de compensado de 5 mm, algumas ripas que foram retiradas de uma treliça, um pedaço de madeira quadrado para servir de base e imaginação ....


O primeiro passo foi medir e fixar as ripas na base do gaveteiro, de modo a formar um guia para as gavetas ...




Nesse momento percebi que eu precisava de mais material, os que eu havia imaginado deixaria o corpo do gaveteiro muito frágil .... cortei então um pedaço de fórmica que eu vinha utilizando como base para pequenas pinturas ....




E quatro pedaços de sarrafo para servir de base para a caixa do gaveteiro, tomando o cuidado de fazer um corte lateral para encaixar o pedaço de fórmica ....


Encaixei a fórmica na estrutura do gaveteiro ....


Colei as ripas na fórmica para formar a guia das gavetas superiores ....


E testei se o conjunto estava funcionando adequadamente ...


A seguir instalei o "freio" das gavetas (observem que as gavetas possuem um ressalto na parte de trás para evitar que saiam do gaveteiro) ....


E comecei a cortar e instalar as peças para fechar o exterior da caixa e dar acabamento ....



Depois de tudo devidamente colado e pregado, o gaveteiro tomou forma ....


Apliquei stain para proteger e realçar a madeira (depois de aplicar massa de madeira e lixar)  ...


E recoloquei as gavetas ...
Quanto às gavetas, eu apenas limpei, apliquei um produto para interromper a ferrugem e apliquei pasta metálica para realçar os arranhados e marcas de uso ...
Eu poderia ter pintado as gavetas, mas eu gosto desse aspecto de antigo e surrado, e como a intenção é utilizar esse gaveteiro em minha oficina, eu quis realçar os anos de uso dessas gavetas e deixar à mostra os pregos e imperfeições da madeira ...



Espero que tenham gostado e se inspirado para dar novo uso à esses materiais aparentemente sem utilidade ...

Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário