sexta-feira, 27 de junho de 2014

O que é preciso em uma caixa de ferramentas doméstica

Equipando a sua caixa de ferramentas ....

Olá pessoal, recentemente eu postei como fazer uma caixa de ferramentas e eu recebi várias perguntas sobre que ferramentas seriam fundamentais para se ter em casa ....
A resposta é simples, depende de para que você quer e/ou precisa das ferramentas.
Vou comentar sobre algumas ferramentas manuais que eu considero suficientes para pequenos trabalhos domésticos, seja de marcenaria, hidráulica ou elétrica ....

Antes de mais nada, eu preciso construir uma caixa de ferramentas?
Não, você encontra no mercado diversas opções, feitas de plástico, madeira ou metal, algumas até já com algumas ferramentas, e para todos os bolsos ...
Eu pessoalmente tenho várias em casa, algumas eu mesmo construí, outras eu comprei e outras eu ganhei ou herdei ....




Mas vamos às ferramentas, uma ferramenta que é muito útil é a chave de fenda e a chave Philips, muitos móveis e eletrodomésticos utilizam parafusos em sua montagem, então é bom ter pelo menos 3 de cada, de 3 tamanhos diferentes, uma pequena, uma média e uma grande ....


Outra ferramenta muito útil é o alicate universal com cabo emborrachado, você pode realizar diversos tipos de trabalho com ele e o cabo emborrachado previne choques elétricos ...


Se você pretende mexer com eletricidade, um alicate descascador de fios é muito útil e fácil de utilizar ....


Outra ferramenta interessante é o alicate de pressão, ele te ajuda de muitas maneiras, desde segurar peças funcionando como uma terceira mão, até em alguns trabalhos hidráulicos ....


Se você pretende trocar torneiras e reparos hidráulicos, uma chave de cano pode ser muito útil ... eu tenho 3 delas de tamanhos diferentes, além de algumas chaves específicas para as torneiras e registros que possuo aqui em casa ...


O martelo é um item que, junto com as chaves de fenda, eu considero fundamental e sempre é muito útil, então é bom investir em um bom martelo .... eu tenho 6, de todos os pesos e tamanhos ....


Outra ferramenta bastante útil é a chave de boca, existem diversos modelos e tamanhos, e até chaves combinadas com dois tipos de boca, escolha a que você melhor se adaptar ou a que seja mais adequada para o trabalho que pretende executar ....


Se você pretende mexer com madeira, um serrote é muito útil, e eu recomendo um serrote de costas para um trabalho mais preciso, pois o reforço que ele tem nas costas não deixa que ele se flexione e permite um corte mais reto e limpo ... existem diversos tamanhos e alturas, mas nem sempre ele é adequado, depende da largura da madeira que você precisa serrar ....


Ainda dentro das serras, arcos de serra são baratos e interessantes, pois possuem serras para diversos tipos de materiais, inclusive fios cortantes para cortar telhas e porcelanatos ....


Na parte de acessórios de uma caixa de ferramentas, não pode faltar a fita isolante para trabalhos com eletricidade ....


Fita veda-rosca para trabalhos hidráulicos e instalação de duchas e chuveiros .... e aqui tenho uma dica, se você não tiver fita veda-rosca, pode usar pequenas tiras de papel alumínio que terá o mesmo resultado ....


Eu gosto de ter um canivete, sempre é útil em diversas situações em pequenos reparos domésticos ....


Alguns parafusos para substituir parafusos espanados ....


E alguns pregos, com e sem cabeça ....


Outro acessório interessante é um estilete .....


Poderia falar muito mais sobre ferramentas e acessórios, mas essas que citei já resolvem mais de 90% dos reparos domésticos ...

Existem também as ferramentas elétricas, e dependendo de qual tipo de trabalho elas facilitam muito ...
Eu possuo em minha oficina furadeiras elétricas e manuais, serra tico-tico, lixadeira, parafusadeira, tupia e micro retífica .....

Bom pessoal, é isso, espero ter ajudado e que tenham sucesso em suas aventuras manuais ....

Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário