domingo, 20 de julho de 2014

Como reaproveitar um pé de banco

Dando nova vida a objetos quebrados ....

Olá pessoal, hoje vamos reaproveitar uma base de banco quebrada ....


Essa semana encontrei uma base de banco descartada com partes enferrujadas, partes soltas e com o suporte do assento totalmente quebrado, mas como era uma peça interessante e eu estava precisando de uma banqueta mais alta para a minha oficina resolvi tentar dar um jeito nela ....


Chegando em casa, limpei e verifiquei as possibilidades e o real estado da base e concluí que seria fácil adaptar um assento de madeira ....
Para o assento escolhi um retalho de aglomerado que eu tinha sobrando aqui em casa ...


Marquei o centro do retalho e dividi em 2 partes "quase" iguais .... o quase ficou pelo fato de eu conseguir errar o corte    rsrs




Feito isso, marquei o centro do que seria a base do assento ....


E fiz um furo do diâmetro do "encaixe" do pino central do pé do banco, utilizando uma broca tipo serra copo ....


A seguir desgastei a parte quebrada do suporte de assento até que a base do assento se encaixasse no pino central ...


Com o encaixe conferido, uni as duas peças de madeira com cola e parafusos, e para uma cura melhor utilizei duas placas de metal parafusadas na lateral para garantir que as peças ficariam bem unidas ...


Ao mesmo tempo, fixei o assento no pino central utilizando pequenas cantoneiras de metal .... observem que parafusei as cantoneiras no assento e no revestimento externo do pino central ....


Com o assento fixado, reencaixei o suporte para os pés e pintei a parte enferrujada do pino central utilizando uma tinta preta emborrachada ....


E para testar a minha tupia fiz um acabamento arredondado na parte de cima do assento, que foi pintado de preto para acompanhar a parte de cima do pino central ....



E foi isso pessoal, resgatei uma base de banco e com poucos passos consegui a minha banqueta de trabalho para a minha oficia ....

Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário