sábado, 31 de maio de 2014

Como reformar um banco de jardim antigo

Repaginando um banco de jardim ...

Olá pessoal, hoje vamos repaginar um banco de jardim ....


Esse banco de jardim foi construído pelo meu avô e tem mais ou menos uns 50 anos de idade ....
Com o falecimento de meu avô e recentemente da minha avó, eu trouxe o banco para a minha casa e pretendia deixá-lo da forma que está, porém observando mais de perto vi que os parafusos não estavam bons e a madeira estava apodrecida em alguns lugares, então algo precisava ser feito ...


Comecei retirando as tábuas do encosto ....


E realmente os parafusos estavam um pouquinho enferrujados ....


Retirei todas as tá buas e parafusos ....



E aí resolvi que aquele cinza claro estava muito apagado e escondia os detalhes dos pés de ferro fundido, aproveitando então que ainda tinha esmalte à base de água azul claro, limpei os pés, lixei levemente e os preparei para a pintura ...


Para manter o aspecto antigo e gasto, apliquei apenas uma demão de tinta, tomando o cuidado de deixar transparecer o cinza, fazendo meio que uma pátina ...


A minha primeira idéia foi trocar as madeiras do banco, mas isso iria contra os princípios de reaproveitamento, então lixei as ripas, que tinham 5 camadas de tinta de cores diferentes, tomando o cuidado de manter um pouco da primeira camada de tinta na madeira, para manter o aspecto de antigo e bem usado ....


Tomei o cuidado de manter as ripas na ordem de instalação para não ter problemas com a furação, mas mesmo assim tive trabalho .... ao retirar as ripas a madeira entortou e ficou difícil reinstalar, mas isso deu um ar ainda mais "estragado", e é o que eu queria desde o início ....
Comecei instalando uma ripa no assento e uma no encosto, para far a forma e distância correta para as demais ....



Em seguida instalei as restantes, e como algumas ripas entortaram, não consegui instalar todos os parafusos nos lugares originais, então deixei sem parafusos onde não era possível usar a furação original e isso contribuiu para o aspecto de muito usado que eu pretendia ....


Depois de montado, apliquei stain natural para tratar e impermeabilizar as ripas mantendo a sua cor original ...


Fiquei muito satisfeito com o resultado, pois consegui deixar o banco quase do jeito que ele era quando meu avô o construiu .... na época ele envernizou as ripas e pintou os pés de um tom de azul mais escuro ....

Mais idéias para Reutilizar, Reaproveitar e Repaginar Madeiras e outros objetos transformando em peças únicas do seu estilo, você encontra aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário